Vestido de protesto político [manga longa]

Número de registro: 84IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 84IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido de protesto político [manga longa]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:13/09/1971
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido de noiva do desfile protesto político, que faz parte da coleção International Dateline Collection III, dividida em três temas, sendo o último deles roupas de protesto. O desfile foi no dia 13 de setembro de 1971 ano da morte de seu filho, na residência do cônsul do Brasil em Nova York, Lauro Soutello Alves, e ao longo da semana, a coleção ficou exposta no Gotham Hotel. Esse desfile é considerado um marco na trajetória profissional de Zuzu Angel, pois foi quando ela lançou sua moda de protesto. Segundo Hildegard Angel, ( depoimento em 20/01/ 2017) o vestido é todo bordado com referências a ditadura militar, aviões dos quais eram jogados os presos políticos, passarinhos enjaulados que seriam os jovens, tudo visto através das grades. Enfim, uma maneira singela, com traços infantis, tudo isso mostrava aquele momento de tristeza que vivia o País. Tudo tinha que ser dito de uma maneira muito sutil, muito subliminar para entenderem a mensagem e naquele momento o significado era extraordinário. A moda tem uma força revolucionária que nunca se apaga.
Dimensões:
Largura: 0,81
Altura: 1,35
Técnica:Bordado à mão, Costura à mão, Costura à máquina
Material:Linho, Zíper, Colchete
Descrição da peça: Vestido longo de linho branco, com mangas compridas e franzidas no punho com elástico e forro do mesmo tecido. Há diversos bordados coloridos, relacionados, com a ditadura no País. São distribuídos na frente, nas costas e nas mangas, com motivos de canhão, sol, grades, anjos, flores e quepes militares. Possui fechamento nas costas com zíper de 0,55 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

[Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church)]

Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church) relatando a prisão e o desaparecimento de Stuart e a inflexão temática das suas coleções de moda. Documento datilografado, datado e sem assinatura.

[Desenho de soldado para bordado em papel seda - 20]

Desenho de soldado fazendo gesto de continência e com chapéu na cor rosa e vestimenta na cor verde. Suporte em papel seda apresenta inscrição à caneta do número "20" no lado superior direito. Desenho utilizado em bordado do "Vestido de protesto político".

[Desenho de tanque verde e azul com bandeira - 2]

Desenho de tanque de guerra nas cores verde, azul e laranja, com inscrições à caneta e a lápis do número "2". Desenho utilizado em bordado do "Vestido de protesto político".

[Desenho técnico de tanque com bandeira - 2]

Desenho de tanque de guerra nas cores verde, azul e laranja, com bandeira e inscrição a lápis no formato de "X" sobre a bandeira, além inscrições à caneta do lado esquerdo do suporte.

[Rascunho de carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church)]

Rascunho de Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church) relatando a prisão e o desaparecimento de Stuart e a inflexão temática das suas coleções de moda.

[Registro fotográfico de vestidos Protesto apresentados na exposição "Zuzu Angel - Eu sou a moda brasileira"

Registro fotográfico de vestidos Protesto apresentados na exposição "Zuzu Angel - Eu sou a moda brasileira", realizada entre 31 de agosto a 8 de outubro de 2006, no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.

Zuzu em

Atualidades

noticias

Hildegard recebe certidão de óbito de Stuart e Zuzu Angel, mortos pela ditadura

Nos documentos oficiais, consta como causa “morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro"

noticias

Falecimento do Acadêmico de Moda: Rui Spohr

" Faleceu em Porto Alegre, o Acadêmico da Moda Rui Spohr. A Academia da Moda emitiu nota de condolências.

Cursos

A história da Moda carioca - um Tour por várias décadas

Um Tour por várias décadas da história da moda Carioca, finalizando na Casa Zuzu Angel - Museu da Moda.

Cursos

Curso: Conservação de Acervos Históricos de Moda

Curso : Conservação de Acervos Históricos de Moda com a Profª Manon Salles! Introduzindo aos alunos abordagens sobre a roupa enquanto cultura material.