Vestido luto de Zuzu [conjunto com xale, lenço, cinto e colar]

Número de registro: 101IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 101IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido luto de Zuzu [conjunto com xale, lenço, cinto e colar]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: O vestido preto foi utilizado por Zuzu Angel no encerramento do desfile protesto político, da International Dateline Collection II, realizado em 1971, na residência do cônsul do Brasil em Nova York, Lauro Soutello Alves. O look era composto por um cinto de crucifixos, um colar com um anjo branco e um lenço de cabeça, que revelava seu estado de luto . Segundo Hildegard Angel , é um look alegórico, que inclui lenço, xale e colar. Após o desfile Zuzu Angel usou este vestido em diversos espaços públicos. Uma réplica foi feita para a exposição no Museu Histórico Nacional em 1996. [depoimento de Hildegard Angel em 20/01/2017]
Dimensões:
Largura: 0,77
Altura: 1,17
Circunferência: 0,80
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina
Material:Seda lavrada, Musseline, Zíper
Descrição da peça: Vestido longo, de seda lavrada preta e mangas compridas. Mangas com franzido nos ombros, decote em V levemente arredondado. Bainhas e punhos costurados à mão, sendo que a bainha está com um alinhavo. Fechamento nas costas com colchetes e zíper de 0,53 cm. Por dentro da peça na altura dos ombros há um botão de pressão de metal, com uma parte presa na peça e a outra numa alça costurada na peça.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Lenço luto de Zuzu [conjunto com vestido, xale, cinto e colar] Xale luto de Zuzu [conjunto com vestido, lenço, cinto e colar] Cinto luto de Zuzu [conjunto com vestido, xale, lenço e colar] Colar luto de Zuzu [anjo com flores - conjunto com vestido, xale, lenço e cinto]
Descrição de peças complementares: Lenço luto de Zuzu: Lenço de cabeça em musseline de seda preto com bainha feito à mão. Xale luto de Zuzu: Xale de seda lavrada preta com franjas. As franjas foram costuradas à mão, e a seda possui bainha feita à máquina com costura reta. Em uma das extremidades há um remendo do mesmo tecido. Cinto luto de Zuzu: Cinto de metal com corrente, argolas, 2 fechos bóia e crucifixos em dois tamanhos: 0,5 cm e 0,7 cm no verso do crucifixo menor está escrito " Fátima". Ao longo da corrente os crucifixos alternam de tamanho lado a lado, ao centro do cinto os crucifixos estão dispostos de maneira gradativa, aumentando no centro. Colar luto de Zuzu [anjo com flores]: Colar de prata com flores e anjo nas cores: branco, rosa, azul, verde e laranja. O anjo encontra-se de bruços no centro da peça, segurando um ramo de flores, sobre um suporte de metal de 0,14 cm com detalhes de folhas. Em volta há flores e folhas assim como nos três pingentes, com 0,5 cm cada, abaixo do anjo. A corrente é de metal com 0,15 cm de comprimento e tem bolinhas azuis. O fecho é do tipo boia.

Peças e documentos relacionados

[Fotografia de Zuzu Angel e Amelia Bassin em desfile da International Dateline Collection III]

Fotografia de Zuzu Angel e Amelia Bassin, publicitária, design of Xanadu line for Faberge, usando vestido criado por Zuzu em patchwork de rendas da International Dateline Colletion I. Zuzu Angel veste luto pelo desaparecimento de seu filho Stuart Angel Jones em Desfile na casa do Consul geral do Brasil em Nova York Lauro Soutelo Alves.

Cinto luto de Zuzu [conjunto com vestido, xale, lenço e colar]

Cinto luto de Zuzu: Cinto de metal com corrente, argolas, 2 fechos bóia e crucifixos em dois tamanhos: 0,05 cm e 0,07 cm no verso do crucifixo menor está escrito " Fátima". Ao longo da corrente os crucifixos alternam de tamanho lado a lado, ao centro do cinto os crucifixos estão dispostos de maneira gradativa, aumentando no centro.

Colar luto de Zuzu [anjo com flores - conjunto com vestido, xale, lenço e cinto]

Colar de prata com flores e anjo de porcelana nas cores: branco, rosa, azul, verde e laranja. O anjo encontra-se de bruços no centro da peça, segurando um ramo de flores, sobre um suporte de prata de 0,14 cm com detalhes de folhas. Em volta há flores e folhas assim como nos três pingentes, com 0,05 cm cada, abaixo do anjo. A corrente é de prata trançada com 0,15 cm de comprimento e tem bolinhas de turquesa . O fecho é do tipo boia.

Lenço luto de Zuzu [conjunto com vestido, xale, cinto e colar]

Lenço de cabeça em musseline de seda preto com bainha feito à mão.

Xale luto de Zuzu [conjunto com vestido, lenço, cinto e colar]

Xale de seda lavrada preta com franjas. As franjas foram costuradas à mão, e a seda possui bainha feita à máquina com costura reta. Em uma das extremidades há um remendo do mesmo tecido.

Zuzu em

Atualidades

noticias

Para filha, negar o assassinato de Zuzu Angel é crime contra a memória do país

União terá que pagar indenização por danos morais às filhas da estilista, morta em “acidente” em 1976. Ela se dedicava a encontrar o filho, Stuart, desaparecido cinco anos antes e morto pela ditadura.

noticias

44 anos após, Judiciário reconhece: Estado matou Zuzu Angel

44 anos após, Judiciário reconhece: Estado matou Zuzu Angel Zuzu Angel, Crime e Castigo

noticias

Linhas do Tempo: Moda e Tendências que Não Passam

“Linhas do Tempo: Moda e Tendências que Não Passam Estreia em 11/06/2020 às 21h Canal: FashionTV

noticias

O vestuário como resistência não-verbal

O vestuário como resistência não-verbal é o nome de um capítulo, talvez o mais famoso e inovador do livro "A moda e seu papel social" escrito pela socióloga Diana Crane e publicado no Brasil pela editora Senac. Por Maria Claudia Bonadio