Lenço luto de Zuzu [conjunto com vestido, xale, cinto e colar]

Número de registro: 103IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 103IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Acessório
Título:Lenço luto de Zuzu [conjunto com vestido, xale, cinto e colar]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: O lenço faz parte do conjunto Luto usado por Zuzu Angel no encerramento do desfile-protesto, da International Dateline Collection III - Holiday and Resort, em 1971 em Nova York. Segundo Hildegard Angel, é um look "alegórico", que inclui além das roupas um cinto e colade crucifixos . Uma réplica foi feita para a exposição no Museu Histórico Nacional em 1996.
Dimensões:
Largura: 0,56
Altura: 2,97
Técnica: Costura à máquina
Material:Musseline de seda
Descrição da peça: Lenço de cabeça em musseline de seda preto com bainha feito à mão.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Vestido luto de Zuzu [conjunto com xale, lenço, cinto e colar] Vestido luto - a dor de Zuzu [em seda devorê] Xale luto de Zuzu [conjunto com vestido, lenço, cinto e colar] Cinto luto de Zuzu [conjunto com vestido, xale, lenço e colar] Colar luto de Zuzu [anjo com flores - conjunto com vestido, xale, lenço e cinto]
Descrição de peças complementares: Vestido luto de Zuzu: Vestido longo, modelo trapézio, de seda lavrada preta e mangas compridas. Mangas com franzido nos ombros, decote reto em V levemente arredondado, e há dois recortes na frente saindo da cava. Bainhas e punhos costurados à mão, sendo que na bainha foi feito um alinhavo. Fechamento nas costas com colchetes e zíper de 0,53 cm. Por dentro da peça na altura dos ombros há um botão de pressão de metal, com uma parte presa na peça e a outra numa alça costurada na peça. Vestido luto - a dor de Zuzu [em seda devorê]: Vestido curto, acinturado, em devorê preto com poá, mangas 7/8 franzido com elástico nos punhos e decote em V. Possui babados no decote e na barra. O fechamento na frente possui 4 botões forrados com o mesmo tecido. Possui duas ombreiras internas. O forro preto está costurado à cintura. Xale luto de Zuzu: Xale de seda lavrada preta com franjas. As franjas foram costuradas à mão, e a seda possui bainha feita à máquina com costura reta. Em uma das extremidades há um remendo do mesmo tecido. Cinto luto de Zuzu: Cinto de metal com corrente, argolas, 2 fechos bóia e crucifixos em dois tamanhos: 0,0,5 cm e 0,07 cm no verso do crucifixo menor está escrito " Fátima". Ao longo da corrente os crucifixos alternam de tamanho lado a lado, ao centro do cinto os crucifixos estão dispostos de maneira gradativa, aumentando no centro. Colar luto de Zuzu [anjo com flores]: Colar de prata com flores e anjo nas cores: branco, rosa, azul, verde e laranja. O anjo encontra-se de bruços no centro da peça, segurando um ramo de flores, sobre um suporte de metal de 0,14 cm com detalhes de folhas. Em volta há flores e folhas assim como nos três pingentes, com 0,05 cm cada, abaixo do anjo. A corrente é de metal com 0,15 cm de comprimento e tem bolinhas azuis. O fecho é do tipo boia.

Peças e documentos relacionados

Cinto luto de Zuzu [conjunto com vestido, xale, lenço e colar]

Cinto luto de Zuzu: Cinto de metal com corrente, argolas, 2 fechos bóia e crucifixos em dois tamanhos: 0,05 cm e 0,07 cm no verso do crucifixo menor está escrito " Fátima". Ao longo da corrente os crucifixos alternam de tamanho lado a lado, ao centro do cinto os crucifixos estão dispostos de maneira gradativa, aumentando no centro.

Colar luto de Zuzu [anjo com flores - conjunto com vestido, xale, lenço e cinto]

Colar de prata com flores e anjo de porcelana nas cores: branco, rosa, azul, verde e laranja. O anjo encontra-se de bruços no centro da peça, segurando um ramo de flores, sobre um suporte de prata de 0,14 cm com detalhes de folhas. Em volta há flores e folhas assim como nos três pingentes, com 0,05 cm cada, abaixo do anjo. A corrente é de prata trançada com 0,15 cm de comprimento e tem bolinhas de turquesa . O fecho é do tipo boia.

Vestido luto - a dor de Zuzu [em seda devorê]

Vestido em seda devorê preto, formando um motivo tipo poá, mangas 7/8 franzido com elástico nos punhos e decote em V. Possui babados no decote e na barra. O fechamento na frente possui 4 botões forrados com o mesmo tecido. Possui duas ombreiras internas. O forro preto está costurado à cintura.

Vestido luto de Zuzu [conjunto com xale, lenço, cinto e colar]

Vestido longo, de seda lavrada preta e mangas compridas. Mangas com franzido nos ombros, decote em V levemente arredondado. Bainhas e punhos costurados à mão, sendo que a bainha está com um alinhavo. Fechamento nas costas com colchetes e zíper de 0,53 cm. Por dentro da peça na altura dos ombros há um botão de pressão de metal, com uma parte presa na peça e a outra numa alça costurada na peça.

Xale luto de Zuzu [conjunto com vestido, lenço, cinto e colar]

Xale de seda lavrada preta com franjas. As franjas foram costuradas à mão, e a seda possui bainha feita à máquina com costura reta. Em uma das extremidades há um remendo do mesmo tecido.

Zuzu em

Atualidades

noticias

Exposição "Isabela Capeto: uma retrospectiva a partir do acervo da Casa Zuzu Angel / Museu da Moda"

Pela primeira vez, o Instituto Zuzu Angel está promovendo uma mostra inédita sobre as coleções produzidas pela estilista Isabela Capeto, que aborda um período de mais de 30 anos de dedicação ao universo da moda brasileira.

noticias

Mostra Coleção Isabela Capeto na casa Zuzu Angel!

Pela primeira vez, a Casa Zuzu Angel / Museu da Moda abre à visitação pública. Neste mês de outubro, a mostra "Coleção Isabela Capeto" poderá ser visitada, às sextas e aos sábados, mediante agendamento via e-mail. Uma viagem pela diversidade do acervo desta versátil estilista que, assim como Zuzu, soube extrair o que há de melhor na cultura Brasileira: sua singela originalidade! Você não pode perder!

noticias

Hildegard recebe certidão de óbito de Stuart e Zuzu Angel, mortos pela ditadura

Nos documentos oficiais, consta como causa “morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro"

noticias

Falecimento do Acadêmico de Moda: Rui Spohr

" Faleceu em Porto Alegre, o Acadêmico da Moda Rui Spohr. A Academia da Moda emitiu nota de condolências.