News

Parceria do Instituto Zuzu Angel e PLUPP lançam Preta-Porter

Monday, September 3, 2018

Estamos iniciando o PRETA-PORTER, primeiro ciclo de formação em moda da FLUP, em parceria com o Instituto Zuzu Angel. Nossa primeira ação será um seminário aberto de modativismo, nos dias 07 e 08 de setembro, sempre começando às 15h, na Casa Zuzu Angel de Memória da Moda.

Nossa inspiração é a própria Zuzu Angel, que denunciou, por intermédio da moda, o assassinato de jovens ativistas por motivos ideológicos, como o seu filho, Stuart Angel. Perguntamos então: E hoje? O estado mata jovens negros por quê?

Esse paralelo entre os mortos pelo estado nos anos 60 e 70 e na atualidade que chamamos de "período democrático", vai nos guiar durante todo o processo, onde promoveremos encontros inspiradores para jovens designers e estilistas cariocas negros, com curadoria assinada por Hildegard Angel, Isabella Suzart e NOIX.

O primeiro encontro, às 15h do dia 07/09, será entre a jornalista Hildegard Angel, filha de Zuzu e irmã de Stuart Angel, e a advogada Marinete Silva, mãe de Marielle Franco. Em seguida haverá um encontro com Patrícia Oliveira e mães da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, familiares de vítimas da violência policial ou militar no Rio de Janeiro.

No sábado, dia 08, promoveremos encontros com criadores consagrados em diferentes disciplinas. O estilista Luiz de Freitas, que revolucionou a moda masculina nos anos 80, estará com o professor de história da moda João Braga, no primeiro encontro do dia. Em seguida o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, vai conversar com Colmar Diniz, figurinista e cenógrafo de históricas peças teatrais que desafiaram a ditadura. Encerrando o seminário, um encontro com as estilistas Lucília Lopes, Luiza Marcier e Yamê Reis, falando sobre a influência do ativismo dos anos 70, das artes plásticas e , é claro, de Zuzu Angel. Todos os encontros terão a preciosa mediação de Hildegard Angel.

Zuzu In

News

News

On Zuzu Angel's centenary, the legendary designer from Minas Gerais gains virtual exposure!

To commemorate the centenary of stylist Zuzu Angel (she was born on 06/05/1921 and was murdered in 1976), Itaú Cultural transformed the exhibition “Ocupação Zuzu“, which took place physically in 2014, into a large virtual tour with the right to new content , as an entry in the Itaú Cultural Encyclopedia.

News

"100 YEARS SEWING WITH ZUZU"

CURVELO CITY HALL HOLDS THE EXHIBITION "100 YEARS SEWING WITH ZUZU"

noticias

O Instituto Zuzu Angel tem uma agenda bonita de celebrações

No próprio sábado, será inaugurada em Curvelo, cidade natal de Zuzu, em Praça Pública, uma grande exposição ao ar livre, contando sua história, através de imagens do arquivo pessoal e da sua moda. A curadoria é do Ivan Penna,

noticias

100 Anos de Zuzu Angel

Em 05 de junho de 2021 estamos comemorando 100 anos de nossa querida Zuzu Angel!