[Vestido longo de organza verde]

Número de registro: 132IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 132IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:[Vestido longo de organza verde]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Segundo Hildegard Angel (depoimento Fevereiro de 2017), este vestido é da série de longos de organzas estampadas, alegres e floridos, com fru-frus ou debruadas com rendas do Norte, que eram tingidas no tom da organza. Todas as organzas são da Fábrica Werner, de Petrópolis e as estampas são exclusivas criadas por Zuzu Angel e patenteadas por ela. Há um álbum fotográfico com vários deles em fotos muito bonitas. Este vestido foi doado ao IZA por Miriam de Andrade. Então casada com o jornalista Evandro Carlos de Andrade, editor do jornal O Globo. Esta série foi bem representativa de uma fase, pois muitas mulheres elegantes da sociedade brasileira tiveram roupas dessa fase, como Edith Pinheiro Guimarães, Helô Amado e Ionita Guinle. A época é por volta de 1972/3.
Dimensões:
Largura: 0,79
Altura: 1,35
Circunferência: 0,70
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina
Material:Organza de seda, Zíper, Colchete
Descrição da peça: Vestido longo de organza com estampa corrida de fundo verde claro e flores em laranja, rosa e amarelo. A frente é transpassada com babado. Há babado também na cintura e na barra. Forro em outro tecido na cor verde. Fechamento nas costas com colchete e zíper verde de metal de 0,60 cm. A medida do busto é de 0,84 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Zuzu em

Atualidades

noticias

No centenário de Zuzu Angel, a lendária estilista mineira ganha exposição virtual!

Pra comemorar o centenário da estilista Zuzu Angel (ela nasceu em 05/06/1921 e foi assassinada em 1976), o Itaú Cultural transformou a exposição “Ocupação Zuzu“, que aconteceu fisicamente em 2014 , num grande tour virtual com direito a conteúdos inéditos, como um verbete na Enciclopédia Itaú Cultural.

noticias

“100 anos Costurando com Zuzu”

Prefeitura de Curvelo realiza exposição “100 anos costurando com Zuzu”

noticias

O Instituto Zuzu Angel tem uma agenda bonita de celebrações

No próprio sábado, será inaugurada em Curvelo, cidade natal de Zuzu, em Praça Pública, uma grande exposição ao ar livre, contando sua história, através de imagens do arquivo pessoal e da sua moda. A curadoria é do Ivan Penna,

noticias

100 Anos de Zuzu Angel

Em 05 de junho de 2021 estamos comemorando 100 anos de nossa querida Zuzu Angel!