Caftan dourado

Número de registro: 147IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 147IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Caftan dourado
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1960
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Segundo Hildegard Angel, Zuzu Angel utilizou o plástico no material do bordado quando ainda era novidade, sendo umas das primeiras a introduzir o material na confecção de suas roupas.
Dimensões:
Largura: 0,61
Altura: 0,86
Técnica:Bordado à mão, Costura à mão, Costura à máquina
Material:Lamé
Descrição da peça: Caftan curto, dourado em lamê Lurex, um lançamento à época, com motivo de rosas e bordado com miçangas e fitas plásticas, segundo fala de Hildegard Angel (2017), originalmente dourados, atualmente, descoloridos em transparente, rosa e marrom. Mangas curtas, gola mandarim com abertura na frente de 0,37 cm e pence horizontal. O bordado de Ethel da Moura Costa encontra-se na barra das mangas e do caftan, no ombros, na gola e no entorno da abertura frontal. A peça possui um forro amarelo, costura à mão. As fitas e as miçangas foram bordadas sobre uma tela amarela. A largura indicada foi a da barra (0,61 cm) e a largura do busto é de 0,56 cm. Tanto a largura quanto o comprimento da manga são 0,22 cm.
Eventos associados:Em pesquisa.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Zuzu em

Atualidades

noticias

No centenário de Zuzu Angel, a lendária estilista mineira ganha exposição virtual!

Pra comemorar o centenário da estilista Zuzu Angel (ela nasceu em 05/06/1921 e foi assassinada em 1976), o Itaú Cultural transformou a exposição “Ocupação Zuzu“, que aconteceu fisicamente em 2014 , num grande tour virtual com direito a conteúdos inéditos, como um verbete na Enciclopédia Itaú Cultural.

noticias

“100 anos Costurando com Zuzu”

Prefeitura de Curvelo realiza exposição “100 anos costurando com Zuzu”

noticias

O Instituto Zuzu Angel tem uma agenda bonita de celebrações

No próprio sábado, será inaugurada em Curvelo, cidade natal de Zuzu, em Praça Pública, uma grande exposição ao ar livre, contando sua história, através de imagens do arquivo pessoal e da sua moda. A curadoria é do Ivan Penna,

noticias

100 Anos de Zuzu Angel

Em 05 de junho de 2021 estamos comemorando 100 anos de nossa querida Zuzu Angel!