Boneca de pano 8 - Zuleikinha

Número de registro: 146IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 146IND
Classe:Brinquedo
Denominação:Boneca
Título:Boneca de pano 8 - Zuleikinha
Autoria:Costa, Maria de Lourdes
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Histórico da Peça: O título "Zuleiquinha " foi atribuído por Hildegard Angel, pois não foi dado por Zuzu Angel, que enviava sobra de tecidos para doação à sua irmã em Belo Horizonte. Esta, por sua vez, doava a uma senhora chamada Maria de Lourdes Costa que confeccionava as bonecas, chamadas carinhosamente de "bruxinhas" e vendia na Praça da Liberdade (região central de Belo Horizonte). Após a morte de Zuzu Angel, Hildegard Angel adquiriu algumas bonecas e outras foram doadas. Esta coleção que passou a fazer parte do acervo, teve início a partir da doação da Srª Ruth Deodato, esposa do músico Eumir Deodato.
Dimensões:
Largura: 0,12
Altura: 0,27
Profundidade: 0,07
Técnica:Costura à mão
Material:Algodão
Descrição da peça: Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camiseta de manga comprida de renda na cor branca, e saia com babado de renda branco na barra. O cabelo da boneca é preto, preso no alto da cabeça.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

[Carta endereçada à Zuzu relacionada à produção das Zuleikinhas]

Carta endereçada à Zuzu Angel relacionada à produção das Zuleikinhas para um roteiro de programa de televisão. José Maurício Vidal Gomes jornalista do Estado de Minas, grande amigo de Zuzu Angel.

[Manuscrito sobre a produção das Zuleikinhas]

Manuscrito à caneta, posssívelmente produzido por Hildegard Angel , descrevendo o processo de produção das Zuleikinhas. Zuzu Angel enviava tecidos para doação à sua irmã em Belo Horizonte. Esta, por sua vez, doava a uma velhinha chamada Maria de Lourdes Costa que confeccionava as bonecas/bruxinhas e vendia numa canastrinha na Praça da Liberdade (região central de Belo Horizonte). Após a morte de Zuzu, Hildegard Angel adquiriu algumas bonecas.

[Matéria sobre a produção das Zuleikinhas]

Matéria "Bonecas Elegantes" publicada na página 03 do Caderno B do Jornal do Brasil, em 05 de maio de 1973, sobre a produção das Zuleikinhas.

Boneca de pano 1 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camiseta de renda na cor branca e saia com mistura de estampas, vermelho com poá branco. Na cintura e na barra possui estampa corrida nas cores: amarelo, verde escuro e azul escuro, com babado de renda branca na barra. O cabelo da boneca é amarelo, preso no alto da cabeça com laço dourado.

Boneca de pano 2 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camiseta na cor branca e saia com estampa corrida de anjos nas cores: rosa claro e rosa escuro, e linha no pescoço na cor vermelha. O cabelo da boneca é preto, e possui um chapéu nas cores: laranja e amarelo.

Boneca de pano 3 - Zuleikinha

Boneca feita de retalhos de tecido, com vestido rosa na parte superior, uma mistura de estampas na parte inferior, e meia na cor rosa. O cabelo da boneca é amarelo, e possui uma faixa na cor preta.

Boneca de pano 4 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com blusa regata na cor branca e saia verde claro com estampa corrida de anjos na cor verde escuro, com babado de renda branca na barra. O cabelo da boneca é amarelo e possui duas tranças, uma em cada lado com laço vermelho nas pontas.

Boneca de pano 5 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camisa de renda na cor branca e saia preta com estampa corrida de flores nas cores: branco, amarelo, laranja, cinza claro e rosa, com babado de renda branca na barra, e faixa na cintura nas cores: verde claro, verde escuro e laranja. O cabelo da boneca é preto.

Boneca de pano 6 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camisa de manga comprida de renda na cor branca, e saia na cor rosa claro e estampas de anjo na cor rosa escuro, com babado de renda branca na barra. O cabelo da boneca é preto, e possui uma faixa na testa na cor bege.

Boneca de pano 7 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camiseta de algodão na cor rosa claro e fita marrom, saia com mistura de estampas, nas cores: rosa claro, verde claro, verde escuro, amarelo, branco e preto. O cabelo da boneca é preto e possui duas tranças, uma em cada lado com laço marrom nas pontas.

Zuzu em

Atualidades

noticias

No centenário de Zuzu Angel, a lendária estilista mineira ganha exposição virtual!

Pra comemorar o centenário da estilista Zuzu Angel (ela nasceu em 05/06/1921 e foi assassinada em 1976), o Itaú Cultural transformou a exposição “Ocupação Zuzu“, que aconteceu fisicamente em 2014 , num grande tour virtual com direito a conteúdos inéditos, como um verbete na Enciclopédia Itaú Cultural.

noticias

“100 anos Costurando com Zuzu”

Prefeitura de Curvelo realiza exposição “100 anos costurando com Zuzu”

noticias

O Instituto Zuzu Angel tem uma agenda bonita de celebrações

No próprio sábado, será inaugurada em Curvelo, cidade natal de Zuzu, em Praça Pública, uma grande exposição ao ar livre, contando sua história, através de imagens do arquivo pessoal e da sua moda. A curadoria é do Ivan Penna,

noticias

100 Anos de Zuzu Angel

Em 05 de junho de 2021 estamos comemorando 100 anos de nossa querida Zuzu Angel!