Atualidades

Homenagem para Zuzu no Parque Gloria Maria

sábado, dezembro 9, 2023

Dez alunas do Curso Técnico em Eventos, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, da Faetec, em São Cristóvão, estão produzindo o evento “ZZ Parade: a moda em forma de protesto”, em homenagem a estilista brasileira Zuzu Angel, no Parque Glória Maria. Toda a atividade faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) da turma e teve sua abertura no sábado, dia 2 de dezembro, com exposição e roda de conversa, com a presença da jornalista Hildegard Angel e de Julio Cesar Lima, do projeto JCRÉ Facilitador, no qual oferece visão empreendedora para jovens e adultos do Jacarezinho, na Zona Norte, em áreas de alta demanda no mercado, como beleza, moda e esportes. A cerimônia de encerramento acontece neste domingo, com um desfile, a partir das 14h, que contará com cinco estudantes da Faetec na passarela.

 

Conforme a coordenadora do curso e orientadora do TCC, Kelly Santos, para as alunas é o verdadeiro exercício da profissão na qual estão se formando; e que poder tirar as ideias do papel e realizá-las é transformador.

- Orientar esse tipo de trabalho é um ato de coragem. É da natureza do Técnico em Produção Cultural e Eventos transpor os muros da escola, materializando ideias inovadoras que se integram com o fazer profissional do mercado de trabalho. Estou muito feliz que isso tenha acontecido. E algumas vão até desfilar com as modelos experientes da JCRÉ, que j[a trabalham para várias grandes marcas e realizam desfiles nacionais e internacionais - afirma a professora, toda orgulhosa.

 

Moradora de Vista Alegre, a aluna Any Beatriz, de 18 anos, é a curadora do evento e contou que a ideia do projeto foi por conta da admiração, importância e a força de Zuzu Angel.

- A forma que ela usava a moda, suas criações, não só para expressar o que estava sentindo como nos vestidos de luto, mas também para protestar contra a repressão política de forma sutil e delicada, sempre me chamou atenção. Por isso, pensei em escrever o projeto. Para que outros jovens pudessem conhecê-la, se aprofundar na sua história e perceber a importância dela para a moda e para a história brasileira - afirma a estudante.

Produtora do evento, a aluna Ana Carolina Oleiro, de 17, moradora do Vilar dos Teles, em São João de Meriti, reforça que o evento de encerramento terá a cara e o perfil de Zuzu, que realizou desfiles com suas peças com roupa de protestos e militâncias importantes para época, colocando nelas pequenos elementos que evidenciaram os crimes cometidos na época dos anos de chumbo.

- Nós da turma conhecemos a história da Zuzu, nos emocionamos e vimos o quão importante ela foi para o mundo da moda e também para a luta contra a ditadura. A partir disso decidimos criar um desfile atual com a mesma moda dela, a moda em forma de protesto - diz a jovem.

 

Filha da estilista, Hildegard Angel vê com alegria a iniciativa da Faetec em proporcionar às estudantes o conhecimento da moda através do trabalho de sua mãe, Zuzu Angel.

- Muito importante a iniciativa da Faetec de prestigiar a memória brasileira com o foco em protagonistas de momentos históricos e transformadores, como foi Zuzu Angel - comenta a jornalista.

crédito: Noticia vinculada no Jornal Extra online em 09/12/2023 as 16:00

Zuzu em

Atualidades

noticias

Chico Buarque regrava com MPB4 canção em homenagem a Zuzu Angel

Nova versão de “Angélica”, parceria de Chico com Miltinho, foi feita para álbum comemorativo dos 60 anos de carreira do grupo

noticias

Homenagem para Zuzu no Parque Gloria Maria

Alunos da Faetec produzem evento e irão desfilar em homenagem a Zuzu Angel no Parque Glória Maria

noticias

Institituto Zuzu Angel recebe doação de peças centenárias da Fabrica Arp de Friburgo.

O Instituto Zuzu Angel recebeu doação de livro com 26 mil amostras de tecidos, bordados e tules da centenária Fabrica de rendas Arp de Nova Friburgo.

noticias

Institituto Zuzu Angel recebe doação de peças centenárias da Fabrica Arp de Friburgo.

O Instituto Zuzu Angel recebeu doação de livro com 26 mil amostras de tecidos, bordados e tules da centenária Fabrica de rendas Arp de Nova Friburgo.