Boneca de pano 1 - Zuleikinha

Número de registro: 141IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 141IND
Classe:Brinquedo
Denominação:Boneca
Título:Boneca de pano 1 - Zuleikinha
Autoria:Costa, Maria de Lourdes
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Histórico da Peça: O título "Zuleikinha " foi atribuído por Hildegard Angel, pois não foi dado por Zuzu Angel, que enviava sobra de tecidos para doação à sua irmã em Belo Horizonte. Esta, por sua vez, doava a uma senhora chamada Maria de Lourdes Costa que confeccionava as bonecas, chamadas carinhosamente de "bruxinhas" e vendia na Praça da Liberdade (região central de Belo Horizonte). Após a morte de Zuzu Angel, Hildegard Angel adquiriu algumas bonecas e outras foram doadas. Esta coleção que passou a fazer parte do acervo, teve início a partir da doação da Srª Ruth Deodato, esposa do músico Eumir Deodato.
Dimensões:
Largura: 0,12
Altura: 0,27
Profundidade: 0,07
Técnica:Costura à mão
Material:Algodão
Descrição da peça: Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camiseta de renda na cor branca e saia com mistura de estampas, vermelho com poá branco. Na cintura e na barra possui estampa corrida nas cores: amarelo, verde escuro e azul escuro, com babado de renda branca na barra. O cabelo da boneca é amarelo, preso no alto da cabeça com laço dourado.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

[Carta endereçada à Zuzu relacionada à produção das Zuleikinhas]

Carta endereçada à Zuzu Angel relacionada à produção das Zuleikinhas para um roteiro de programa de televisão. José Maurício Vidal Gomes jornalista do Estado de Minas, grande amigo de Zuzu Angel.

[Manuscrito sobre a produção das Zuleikinhas]

Manuscrito à caneta, posssívelmente produzido por Hildegard Angel , descrevendo o processo de produção das Zuleikinhas. Zuzu Angel enviava tecidos para doação à sua irmã em Belo Horizonte. Esta, por sua vez, doava a uma velhinha chamada Maria de Lourdes Costa que confeccionava as bonecas/bruxinhas e vendia numa canastrinha na Praça da Liberdade (região central de Belo Horizonte). Após a morte de Zuzu, Hildegard Angel adquiriu algumas bonecas.

[Matéria sobre a produção das Zuleikinhas]

Matéria "Bonecas Elegantes" publicada na página 03 do Caderno B do Jornal do Brasil, em 05 de maio de 1973, sobre a produção das Zuleikinhas.

Boneca de pano 2 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camiseta na cor branca e saia com estampa corrida de anjos nas cores: rosa claro e rosa escuro, e linha no pescoço na cor vermelha. O cabelo da boneca é preto, e possui um chapéu nas cores: laranja e amarelo.

Boneca de pano 3 - Zuleikinha

Boneca feita de retalhos de tecido, com vestido rosa na parte superior, uma mistura de estampas na parte inferior, e meia na cor rosa. O cabelo da boneca é amarelo, e possui uma faixa na cor preta.

Boneca de pano 4 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com blusa regata na cor branca e saia verde claro com estampa corrida de anjos na cor verde escuro, com babado de renda branca na barra. O cabelo da boneca é amarelo e possui duas tranças, uma em cada lado com laço vermelho nas pontas.

Boneca de pano 5 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camisa de renda na cor branca e saia preta com estampa corrida de flores nas cores: branco, amarelo, laranja, cinza claro e rosa, com babado de renda branca na barra, e faixa na cintura nas cores: verde claro, verde escuro e laranja. O cabelo da boneca é preto.

Boneca de pano 6 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camisa de manga comprida de renda na cor branca, e saia na cor rosa claro e estampas de anjo na cor rosa escuro, com babado de renda branca na barra. O cabelo da boneca é preto, e possui uma faixa na testa na cor bege.

Boneca de pano 7 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camiseta de algodão na cor rosa claro e fita marrom, saia com mistura de estampas, nas cores: rosa claro, verde claro, verde escuro, amarelo, branco e preto. O cabelo da boneca é preto e possui duas tranças, uma em cada lado com laço marrom nas pontas.

Boneca de pano 8 - Zuleikinha

Boneca feita com retalhos de tecido, vestida com camiseta de manga comprida de renda na cor branca, e saia com babado de renda branco na barra. O cabelo da boneca é preto, preso no alto da cabeça.

Zuzu em

Atualidades

noticias

Feliz Aniversário Hildegard Angel!

Hoje é dia da filha da Zuzu, mãe de João Pedro, esposa do Francis, atriz, modelo, escritora, jornalista, colunista, formadora de opinião, criadora de bordões, carioca, influenciadora social, flamenguista: Hildegard Angel.

noticias

Zuzu Angel: estilo, coragem e resistência

'Stuart é um símbolo; um símbolo de toda uma geração martirizada; ele simboliza a democracia (...) que é negada aos brasileiros'

noticias

A força da beleza, do caráter e do temperamento de Martha Rocha

A colunista Hildegard Angel, do Jornalistas pela Democracia, lembra de Martha Rocha, morta no ultimo dia 5 de julho. "Martha foi uma famosa tão famosa, que tudo considerado extraordinariamente bonito no Brasil foi rebatizado com seu nome, a partir do título da Miss Brasil 1954",

noticias

Para filha, negar o assassinato de Zuzu Angel é crime contra a memória do país

União terá que pagar indenização por danos morais às filhas da estilista, morta em “acidente” em 1976. Ela se dedicava a encontrar o filho, Stuart, desaparecido cinco anos antes e morto pela ditadura.