Atualidades

Seminário Moda Ativismo

sexta-feira, setembro 7, 2018

A influência do carnaval na moda internacional, com a presença no Sambódromo dos criadores das grandes marcas estrangeiras em busca de inspiração; a catástrofe que foi para o mundo da moda o surgimento da Aids; a máquina de costura como “arrimo de família” na formação de várias gerações de brasileiros; a nova moda individualizada, exprimindo o sentimento, o gosto e as escolhas de cada um que a veste; a desmistificação dos grandes mitos criadores da moda, que saem de seus pedestais para dar lugar aos coletivos... foram muitos os assuntos que afloraram nas mesas do Seminário Preta Porter - Modativista, realizado na Casa Zuzu Angel de Memória / Museu da Moda, em seu segundo dia. Nas mesas, primeiro, o carnavalesco Leandro Vieira e o historiador da moda, João Braga, num alto debate intelectual, sobre questões políticas, econômicas e culturais que envolvem a atividade. Em seguida, o figurinista cênico Colmar Diniz, diretor de arte de inesquecíveis mostras de moda, como a de Carmen Mayrink Veiga na Casa Julieta de Serpa, fez contraponto a Luiz de Freitas, o “Mr. Wonderfull”, renovador da moda masculina e criador da moda do palco de Caetano, Bethania, Gal, Gil, Rod Stewart, até Fred Mercury buscou seu trabalho. Na terceira mesa, a alta costura decifrada para os jovens presentes por Lucília Lopes, e a nova conceituação da moda pela mestra Yamê Reis. Na plateia, a presença de um coletivo talentoso de estilistas negros, selecionados para participar do primeiro projeto de moda da FLUPP - Festa Literária das Comunidades, em que recriarão a coleção-denúncia de Zuzu, mas dentro do contexto da atual tragédia social do Brasil, onde milhares de negros jovens são dizimados anualmente pelas forças do Estado.

Fotos: Mauricio  Hora 

Zuzu em

Atualidades

noticias

Feliz Aniversário Hildegard Angel!

Hoje é dia da filha da Zuzu, mãe de João Pedro, esposa do Francis, atriz, modelo, escritora, jornalista, colunista, formadora de opinião, criadora de bordões, carioca, influenciadora social, flamenguista: Hildegard Angel.

noticias

Zuzu Angel: estilo, coragem e resistência

'Stuart é um símbolo; um símbolo de toda uma geração martirizada; ele simboliza a democracia (...) que é negada aos brasileiros'

noticias

A força da beleza, do caráter e do temperamento de Martha Rocha

A colunista Hildegard Angel, do Jornalistas pela Democracia, lembra de Martha Rocha, morta no ultimo dia 5 de julho. "Martha foi uma famosa tão famosa, que tudo considerado extraordinariamente bonito no Brasil foi rebatizado com seu nome, a partir do título da Miss Brasil 1954",

noticias

Para filha, negar o assassinato de Zuzu Angel é crime contra a memória do país

União terá que pagar indenização por danos morais às filhas da estilista, morta em “acidente” em 1976. Ela se dedicava a encontrar o filho, Stuart, desaparecido cinco anos antes e morto pela ditadura.