Atualidades

Parceria do Instituto Zuzu Angel e PLUPP lançam Preta-Porter

segunda-feira, setembro 3, 2018

Estamos iniciando o PRETA-PORTER, primeiro ciclo de formação em moda da FLUP, em parceria com o Instituto Zuzu Angel. Nossa primeira ação será um seminário aberto de modativismo, nos dias 07 e 08 de setembro, sempre começando às 15h, na Casa Zuzu Angel de Memória da Moda.

Nossa inspiração é a própria Zuzu Angel, que denunciou, por intermédio da moda, o assassinato de jovens ativistas por motivos ideológicos, como o seu filho, Stuart Angel. Perguntamos então: E hoje? O estado mata jovens negros por quê?

Esse paralelo entre os mortos pelo estado nos anos 60 e 70 e na atualidade que chamamos de "período democrático", vai nos guiar durante todo o processo, onde promoveremos encontros inspiradores para jovens designers e estilistas cariocas negros, com curadoria assinada por Hildegard Angel, Isabella Suzart e NOIX.

O primeiro encontro, às 15h do dia 07/09, será entre a jornalista Hildegard Angel, filha de Zuzu e irmã de Stuart Angel, e a advogada Marinete Silva, mãe de Marielle Franco. Em seguida haverá um encontro com Patrícia Oliveira e mães da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, familiares de vítimas da violência policial ou militar no Rio de Janeiro.

No sábado, dia 08, promoveremos encontros com criadores consagrados em diferentes disciplinas. O estilista Luiz de Freitas, que revolucionou a moda masculina nos anos 80, estará com o professor de história da moda João Braga, no primeiro encontro do dia. Em seguida o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, vai conversar com Colmar Diniz, figurinista e cenógrafo de históricas peças teatrais que desafiaram a ditadura. Encerrando o seminário, um encontro com as estilistas Lucília Lopes, Luiza Marcier e Yamê Reis, falando sobre a influência do ativismo dos anos 70, das artes plásticas e , é claro, de Zuzu Angel. Todos os encontros terão a preciosa mediação de Hildegard Angel.

Zuzu em

Atualidades

noticias

Feliz Aniversário Hildegard Angel!

Hoje é dia da filha da Zuzu, mãe de João Pedro, esposa do Francis, atriz, modelo, escritora, jornalista, colunista, formadora de opinião, criadora de bordões, carioca, influenciadora social, flamenguista: Hildegard Angel.

noticias

Zuzu Angel: estilo, coragem e resistência

'Stuart é um símbolo; um símbolo de toda uma geração martirizada; ele simboliza a democracia (...) que é negada aos brasileiros'

noticias

A força da beleza, do caráter e do temperamento de Martha Rocha

A colunista Hildegard Angel, do Jornalistas pela Democracia, lembra de Martha Rocha, morta no ultimo dia 5 de julho. "Martha foi uma famosa tão famosa, que tudo considerado extraordinariamente bonito no Brasil foi rebatizado com seu nome, a partir do título da Miss Brasil 1954",

noticias

Para filha, negar o assassinato de Zuzu Angel é crime contra a memória do país

União terá que pagar indenização por danos morais às filhas da estilista, morta em “acidente” em 1976. Ela se dedicava a encontrar o filho, Stuart, desaparecido cinco anos antes e morto pela ditadura.