instituto zuzu angel - iza eu sou a moda brasileira - zuzu angel contato
instituto zuzu angel quem passou por aqui parceiros foco clipping blog da zuzu news ensino
instituto zuzu angel

setaHistrico resumido


O Instituto Zuzu Angel de Moda do Rio de Janeiro, uma entidade civil sem fins lucrativos, foi fundado em outubro de 1993 a partir da idealização da jornalista Hildegard Angel, filha da estilista que dá o nome à instituição.

A intenção primeira do Instituto é preservar a memória da estilista Zuzu Angel, sua obra e sua luta, através da difusão de suas realizações e reivindicações.

Assim, damos continuidade, através de ações diferenciadas, na área acadêmica, na promoção de concursos, congressos, distribuição de bolsas de estudos etc., à cruzada iniciada por Zuzu Angel por uma moda genuinamente brasileira, cultivando nossos valores, raízes, materiais, artesania, mão de obra, expressando nossa cultura e nossa História. 

Outro propósito do IZA é prestigiar a  memória da produção cultural brasileira, através da moda, preservando nossas raízes e resgatando nossa História.

A moda, como atividade econômica, é um dos setores líderes na geração de empregos no país e grande captadora de divisas para o nosso país. Conquistar fronteiras, através do reconhecimento internacional de nossa moda, é a reafirmação do orgulho de ser brasileiro.

Lembrando uma frase emblemática de Zuzu Angel, que nos serve de lema:

"A moda brasileira só pode ser internacional se for legítima"

 

Ao longo desses 20 anos muitas conquistas têm sido alcançadas e, dentre elas, destacamos:

 

. Criação e preservação, em nossa instituição, de um dos maiores acervos de moda do país, constando de:

a) A emblemática Coleção Zuzu Angel, patrimônio único de nossa moda, incluindo criações do único desfile de protesto político da História Mundial da Moda, realizado por ela em 1971, em Nova York, EUA.

b) A coleção Carmen Terezinha Solbiati Mayrink Veiga de alta costura internacional.

c) A coleção Bonita, de Moda Infantil.

d) Criações dos mais importantes estilistas nacionais e internacionais.

e) Roupas e/ou peças de moda de personalidades notáveis da História da Vida Brasileira.

. 1993 - Desfile de lançamento/inauguração do Instituto Zuzu Angel, no Palácio da Cidade, "Pela mão do anjo", apresentado por Bibi Ferreira.

. 1994 - Exposição Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis, no Palácio da Cidade. A exposição viajou para o Palácio do Itamaraty e o MAM da Bahia, Solar do Unhão.

. 1995. Realização do I Congresso Brasileiro de Moda, com a participação internacional de Hubert de Givenchy, Oscar de la Renta, Philip Venet, Eleanor Lambert, Annette Goldstein (Esmod).

seta_voltaEnglish

imagem boné
clique para ampliar separa
foto_01 foto_02
  foto_03
foto_04  
  foto_05
foto_06 foto_07
  foto_08
foto_09 foto_10